Sim, você precisa de um Funil de Vendas!

Você sabe o que é e como utilizar um funil de vendas para gerar relacionamento e vendas constantes?

Neste artigo vamos entrar neste assunto de uma forma clara e objetiva, explicando termos técnicos, passo a passo para construção e dicas para melhor engajamento e vendas a curto prazo que ajudarão muitas pessoas.

Funil de Vendas

O que é um Funil de Vendas?

Basicamente um Funil de Vendas é um processo e Atração, Relacionamento, Prospecção e Vendas através de uma estrutura que os prospectos passarão e assim como um funil as pessoas entram em maior quantidade e vão diminuindo de forma proporcional.

Apesar do conceito de funil estar em todas as ações de marketing que fazemos, vamos focar em um final de vendas através de mensagens. Principalmente através do E-mail Marketing.

O que um Funil de Vendas necessita ter?

Todo Funil de Vendas necessita de uma estrutura por onde os Leads irão percorrer (Leads são contatos que você possui de prospectos que serão qualificados, mas atualmente este termo é usado para e-mails).

Precisamos de uma Landing Page, que é uma página que as pessoas irão chegar e deixar o seu contato em troca de uma recompensa; Uma mensagem imediata entregando a recompensa ou solicitando a confirmação do cadastro; Uma sequência de mensagens que é onde visualizaremos o funil e principalmente uma fonte de tráfego para levar as pessoas para sua Landing Page.

Falaremos abaixo sobre cada necessidade que existe para estruturar seu funil.

Página de Captura (Landing Page)

Traduzindo literalmente, Landing Page é uma “Página de Pouso“, ou seja, uma página preparada para receber as pessoas com foco em uma ação específica, a captura de um contato ou realização de uma venda.

Neste caso, nosso objetivo é capturar o nome e e-mail das pessoas que se cadastrarem, transformando-as imediatamente em leads e possíveis compradores.

Entrega da Recompensa

Você necessita criar um conteúdo de valor que será entregue GRATUITAMENTE e pode ser disponibilizado nos formatos: E-book, Infográfico, Aula em Vídeo ou um Mini-curso no seu formato preferido.

Recompensa Digital no Funil de vendas

As pessoas vão deixar seus dados na sua Landing Page quando visualizar um benefício que realmente gere valor na sua vida (que resolva uma pequena dor).

Seu raciocínio para criar-la sempre será “O que eu darei em troca para que as pessoas informem seus dados?” e é importante lembrar que apesar de seu em qualquer formato essa recompensa (Isca Digital) é necessário que realmente seja algo que gere valor para as pessoas, porque é isso que elas esperam de você. Não comece o relacionamento decepcionando.

Sequência de Mensagens

Pronto! Agora você tem dezenas, centenas ou milhares de leads que necessitam receber conteúdos de qualidade, engajar para gerar a autoridade necessária para poder oferecer uma solução que transforme a vida das pessoas e elas saibam que se você ofereceu como uma  solução para dor dela, realmente é porque funciona.

Estas mensagens serão enviadas em períodos programados de uma forma que se a pessoa entrar hoje ou daqui há um mês, receberá a mesma ordem, os mesmos conteúdos e até encontrar as melhores estratégias você irá analisar as métricas constantemente para melhoria periódica.

O objetivo dessa sequência de mensagens pode ser para engajamento para futuras vendas em lançamento ou até mesmo uma oferta com produtos perpétuos mesclando mensagens de conteúdos e e-mails de vendas.

É importante uma escrita atrativa, interativa e persuasiva, assim terá um melhor envolvimento. Considere aprender mais sobre CopyWriting.

Você quer ganhar um Modelo de Mensagens de Funil de Vendas no seu E-mail Gratuitamente?
Clique na imagem abaixo, cadastre-se e receba imediatamente.

Como gerar tráfego para os cadastros?

Tráfego é essencial para a sua estratégia de Marketing através de funil de vendas, se trata das pessoas que são atraídas para a página de captura, onde seu objetivo é fazer com que a maior parte destas pessoas se cadastrem para aproveitar ao máximo o tráfego de pessoas na sua LandingPage.

Seu tráfego pode ser Pago ou Orgânico, são estratégias diferentes, mas não excludentes para o seu projeto. Vamos falar um pouco sobre os dois tipos abaixo.

Tráfego Pago

Este é o processo de mais rápido para levar milhares de pessoas até suas páginas, porque você fará anúncios pagos e plataformas ou blogs para que elas exibam seu convite para que as pessoas cliquem e entrem no seu link desejado.

Plataformas como Facebook, Google, Bing, Blogs de nicho, são segmentadas, onde você fará anúncios para pessoas que possuem interesse ou estão buscando pela solução que você tem a oferecer.

Outras como OutBrain, Taboola, são chamadas tráfego frio, mas com grande potencial de gerar muito tráfego e ter os resultados esperados.

Recomendo que aprenda sobre tráfego pago no Facebook e Google que são mais populares ou contrate um gestor de tráfego para gerencias suas campanhas.

Trafego Orgânico

Desta forma a você trabalha um pouco mais a longo prazo, porém com menores custos para atrair as pessoas com mais interesse sobre a sua solução.

Pode ser feita através de Blogs, com artigos que solucionam algum problema ou ensinam algo que seu prospecto necessita aprender ou até mesmo através de Redes Sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest ou Youtube.

Falo do longo prazo porque os mecanismos de buscam precisam de um tempo para indexar suas informações e começar a distribuir-lo organicamente, mas vale muito a pena por ser uma forma autêntica de construir autoridade.

Lead Investidor

Um dos grandes problemas das pessoas, além de não conseguirem estruturar suas estratégias é gastar inicialmente para gerar leads e não ver o resultados desta ação em vendas.

Por isso utilizo e recomendo o método Lead Investidor que compactei em aulas simples e objetivas para que sue Lead pague a criação da sua lista ou diminua consideravelmente este investimento.

Você quer ganhar um Modelo de Mensagens de Funil de Vendas no seu E-mail Gratuitamente?
Clique na imagem abaixo, cadastre-se e receba imediatamente.